As empresas são constituídas de muitas pessoas que trabalham juntas, atuando em diferentes atividades e em diferentes níveis empresariais. Muitas dessas pessoas ocupam posições nos diversos níveis administrativos, como diretores, gerentes, supervisores ou encarregados, para cuidar do trabalho de outras pessoas, o que as torna responsáveis pela atividade conjunta de indivíduos.
Isso implica, necessariamente, liderança. O sistema de liderança é um processo chave em toda empresa e tem sido uma preocupação constante, tanto das empresas que dela necessitam como também de teóricos e pesquisadores.
Os líderes causam profundo impacto na vida das pessoas e das empresas, lembre-se disso!
As lideranças não devem ser confundidas com direção nem com gerência. Um bom gestor deve ser necessariamente um bom líder. Por outro lado, nem sempre um líder é um gestor e administrador.
Os líderes devem estar presentes em todos os níveis da empresa, do estratégico ao operacional, compreendendo o papel que desempenham e lhes foi dado dentro da empresa.
A liderança é:
“a influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos”
Liderar se dá através das relações humanas, da boa comunicação, da influência por interdependência (eu depender de você, e vice-versa), de levar as pessoas a atingir os resultados individuais e coletivos, acertando o alvo estabelecido pela empresa.
A liderança começa no empresário, que deve liderar todo esse processo, a todo momento e em todos os níveis da empresa.
- Comunicando claramente o que se espera dos outros, inclusive dos líderes existentes;
- Definindo aonde deseja chegar, como e quando chegar, definindo a visão, a missão e os valores da empresa;
- Participando ativamente de treinamentos, capacitações, congressos, trazendo à empresa e solicitando dela novas competências (conhecimentos, habilidades e atitudes);
- Acompanhando e comunicando de maneira clara informações pertinentes ao desempenho de toda empresa, solicitando e acatando sugestões e participações de todos
Enfim liderando todo processo de melhora e fortalecimento de uma gestão de qualidade.
Bibliografia
Chiavenato, Idalberto. Administração nos novos tempos. RJ: Ed. Campus, 1999